PEDAGOGIA da TRANSGRESSÃO: LIVRO debate educação

Livro debate atual situação educacional do Brasil
Lançado pela Editora Ideias & Letras, obra revela a desilusão da autora com o que tem acontecido no setor ao longo dos anos nos quais atuou como educadora
 
Qual seria o maior problema na educação do Brasil? De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o problema está na má qualidade do ensino. Mesmo atingindo as metas de "educação primária universal" e "habilidade de jovens e adultos", o país ainda precisa melhorar a qualidade do ensino. Hoje, 13 milhões de brasileiros não sabem ler nem e escrever e isso coloca o país em 8º lugar no ranking dos países com maior índice de analfabetos.
Além desses números alarmantes, o que dizer ainda dos analfabetos funcionais? Será que podemos dizer que os alunos estão sendo realmente alfabetizados e preparados para um futuro imprevisível? Ser alfabetizado não significa apenas reconhecer e escrever signos, porém, compreender, interpretar e criticar. Vendo por esse lado, somos obrigados a dizer que a grande maioria é de analfabetos funcionais.
Assim, o livro “Pedagogia da Transgressão” chega num momento oportuno para repensar o processo educacional e se fazer uma releitura da realidade. Para a autora, Maria Luiza Silveira Teles, a “obra é uma espécie de ‘cartilha’ para quem quer pensar em ‘como’ criar uma educação diferente.”
Ainda de acordo com Maria Luiza, as falhas na educação são inúmeras, inclusive, na política educacional. “Lembro-me de ter feito algumas palestras sobre o tema ‘Educação Brasileira’ há cerca de muitos anos e, falando hoje, pouca coisa mudou”, afirma.
Esta é a 28ª obra da educadora, que tem grande experiência e visão do problema e, por isso, propõe “um novo olhar sobre a educação” nessa edição.
 
Serviço
Lançamento do livro “Pedagogia da Transgressão”
Data: 28 de março
Horário: às 20h
Local: Elos Clube de Montes Claros
Rua São Paulo, 190 – Montes Claros/MG
Realização: Editora Ideias & Letras
 
Apoio: Academia Montesclarense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Faculdade de Ciências Humanas da UNIMONTES e Elos Clube.

Texto/Foto: Juliana Costa
 
 

Comentários